Artesanato e saúde mental

Quem é adepto dos fazeres manuais sabe quão terapêuticas podem ser essas
atividades. Mas você sabia que o artesanato pode realmente trazer diversos benefícios para nossa saúde mental? As manualidades ativam o cérebro, melhoram as habilidades motoras, além de desenvolver a criatividade, o bem- estar e até a autoestima.

Existem diversas pesquisas que comprovam esses benefícios. Entre elas, podemos citar um estudo publicado na revista Neurology que revelou que pessoas praticantes de atividades manuais na meia e terceira idade eram 73% menos propensas a desenvolver transtorno cognitivo leve. Além de reduzir o risco de demência em 45%.

A prática artesanal reduz os níveis de estresse, protege a memória e auxilia no tratamento para depressão e ansiedade. Não é exagero dizer que desenvolver um trabalho manual é uma forma de meditação. A técnica de mindfulness ou atenção plena, é baseada na ideia de focar no momento presente. Através de um trabalho manual que exige atenção e foco nessa atividade você fortalece a concentração.

E você, sente esses benefícios do fazer manual na sua vida? Conta pra gente nos comentários.

1Comente

  1. margareth-bispo 30/07/2024

    Bom dia! Aprendi a fazer crochê quando perdi minha mãe em 2018, me vi perdida… Então procurei algo que me ajudasse a “acalmar a mente” e me apaixonei pelo crochê, desde então não consigo me imaginar um dia sem crochetar, tenho pouco tempo pq sou CLT mas nós minutos que posso, estou sempre com ele ❤️🥰

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *